Prótese de Mama

Também conhecida como mamoplastia de aumento, a cirurgia de aumento de mama utiliza implantes para dar volume aos seios ou restaurar o volume mamário perdido após perda de peso ou gravidez.

Se você está insatisfeito com o tamanho da sua mama, a cirurgia de aumento de mama é uma opção a ser considerara. O aumento de mama pode: Aumentar o tamanho e projeção de seus seios, Melhorar o equilíbrio de seu corpo, Melhorar a sua autoestima e autoconfiança. Os implantes também podem ser utilizados para reconstruir a mama após a mastectomia ou lesão.

As próteses não conseguem corrige seios severamente caídos. Em casos de ptose (queda) de mamas pequena, a prótese habitualmente pode resolver o problema. Se você deseja um resultado que corrija a flacidez, o procedimento de elevação da mama pode ser realizado ao mesmo tempo da colocação da prótese ou, então, pode ser necessária uma segunda cirurgia. Só um cirurgião plástico irá ajudá-la a tomar esta decisão.

A prótese pode ser colocada através de 3 incisões diferentes: periareolar (envolta da areola), inframamária (pelo sulco da mama) ou axillar (através da axila).  A localização da prótese também pode ser em dois espaços diferentes: embaixo da glândula ou atrás do músculo peitoral.

Dependendo do perfil estrutural da mama, é possível optar por implantes de formato redondo ou anatômico (em forma de gota ou lágrima). O formato anatômico: oferece menos volume no polo superior da mama (não aparecerá tanto no decote, por exemplo); e formato redondo: preenche a mama totalmente.

Cada método tem sua vantagem e desvantagem devendo a escolha ser feita em conjuntto pelo medico e paciente, após discussões sobre prós e contras de cada técnica.

Não existe uma restrição de idade mínima para realizar a cirurgia, mas, se a paciente for jovem, o desenvolvimento das suas mamas deve estar completo.

A cirurgia de implante de silicone nas mamas demora em média duas horas, podendo sempre haver variações de tempo, e é utilizada a anestesia geral, local com sedação ou peridural.

Os cuidados após a cirurgia de implante de silicone são:

– A paciente deve dormir de barriga para cima, nunca de bruços ou de lado, utilizando um ou dois travesseiros para elevar o tórax discretamente. Só será permitido dormir de lado e de bruços após um mês e três meses, respectivamente.

– Usar sutiã cirúrgico por dois meses de forma contínua (24 horas por dia), até mesmo para dormir. Ele não deve ficar exageradamente apertado e deve ser removido apenas na hora do banho.

– Não eleve os braços acima do nível dos ombros  e dirigir por 30 dias. Isso pode romper os pontos da cirurgia, deslocar a prótese e prejudicar o resultado final do implante.

– O retorno ao trabalho e viagens são permitidos após aproximadamente seis dias.

– Em geral, deve ser evitado ao máximo o uso dos braços e ombros durante os dois primeiros meses, o que ajuda a impedir alterações no posicionamento dos implantes.

– Os exercícios físicos estão liberados após duas semanas, desde que não exijam movimentos bruscos dos braços e tórax. Qualquer exercício que utilize os braços de forma intensa – como natação, levantamento de peso, corrida, tênis, e outros esportes com bola – são permitidos após dois meses.

Todo procedimento cirúrgico envolve riscos e toda intervenção com finalidades tanto estéticas quanto reparadoras pode necessitar complementações.

Consulte um especialista para saber qual o procedimento mais indicado para seu caso.

protesemama-480x480

Esclareça suas dúvidas e agende sua avaliação