Peelings

A palavra peeling vem da língua inglesa do verbo “to peel” que significa descascar. É um tipo de tratamento estético que promove descamação e renovação da pele, além de estimular a produção de colágeno, melhorando o aspecto irregular, a textura e algumas manchas de pele. Os peelings podem ser químicos (através de ácidos e cremes), mecânicos (através de esfoliação por  abrasão) ou através do laser.

Os produtos químicos usados são fenol, ácido tricloroacético e ácidos alfahidróxidos. Cada um tem uma finalidade diferente. São classificados em superficiais, médios e profundos, de acordo com a profundidade da pele que atingem. A fórmula utilizada será ajustada para atender às necessidades específicas de cada paciente. Como regra, quanto mais profundo for o peeling, maior será o tempo de recuperação.

1) Qual indicação do peeling?

É usado para tartar:

  • rugas finas causadas pelo sol, idade e fatores hereditários
  • manchas de sol, por causa da idade, sardas
  • pele sem brilho e sem textura
  • cicatrizes
  • acne ou cicatrizes de acne

2) O que o peeling não trata?

As depressões, saliências e rugas mais profundas não respondem ao peeling e podem necessitar de outros procedimentos cosméticos ou cirúrgicos.

3) Quais áreas podem ser tratadas com peeling?

Face, pescoço, peito, mãos e pernas podem receber o peeling.

4) Existem limitações para certos tipos de pele?

Sim. O melhor candidato para peeling é aquele paciente com uma pele relativamente clara.

Pacientes com pele morena podem ser submetidas a peelings mas deve-se evitar peelings mais profundos ou agressivos pela propensão a manchas proveniente da facilidade de produção de melanina.

5) Orientações antes do procedimento (preparo da pele)

Inclui hidratação, evitar exposição demasiada ao sol, fotoproteção, eliminação de manchas preexistentes e diminuição suave da espessura da camada córnea, que é conseguida com a aplicação de cremes pré-condicionadores (à base de ácido retinóico e hidroquinona). A prevenção para herpes simples também deve ser utilizada.

6) Onde é feito o procedimento?

O peeling químico é realizado normalmente no consultório e o tipo escolhido de acordo com a indicação específica para cada paciente. Peelings profundos precisam ser realizados no centro cirúrgico e necessitam de sedação

7) Vou sentir dor?

Durante o procedimento, pode-se ter uma sensação de calor que pode durar de cinco a dez minutos. Esta sensação pode ser seguida por outra, de ardência. Um peeling médio pode ser mais dolorido e requer medicamentos durante ou após o procedimento. Peelings profundos precisam de sedação.

8) Quem não deve realizar o procedimento?

Pacientes grávidas ou amamentando, infecções pelo herpes ativas, infecções de vias áereas superiores (gripe, resfriado), pele ou ouvido, paciente imunodeprimidos, com doenças do colágeno ( esclerodermia por exemplo), depressão ou outros transtornos psquiátricos e presence de quelóides.

9) Quais efeitos indesejados?

Os principais são: eritema (vermelhidão), inchaço (edema), descamação hiper ou hipopigmentação (clareamento ou escurecimento da pele), cicatriz, infecção, coceira e dor leve a moderada.

Todo procedimento cirúrgico envolve riscos e toda intervenção com finalidades tanto estéticas quanto reparadoras pode necessitar complementações.

peeling-480x480

Esclareça suas dúvidas e agende sua avaliação