Mamoplastia

A mamoplastia é a cirurgia plástica que transforma e modifica o formato das mamas, tendo por objetivo torná-lo mais harmonioso e proporcional ao restante do corpo. Elas podem diminuir ou mesmo alterar a aparência dos seios.

Ela objetiva, principalmente, adequar o tamanho da mama às proporções de cada paciente, podendo ser utilizadas as técnicas da mastopexia para elevar as mamas quando as mesmas encontram-se caídas. Deve-se atentar para algumas considerações, como a posição das aréolas, o contorno mamário e problemas relacionados à hipertrofia mamária, como alterações posturais, dificuldade na prática de esportes e questões emocionais.

Atualmente, há diversas de mamoplastia capazes de atingir satisfação e resultados excelentes. A tendência atual é empregar, na medida do possível, as técnicas que utilizam incisões reduzidas, numa tentativa de proporcionar mamas de formato agradável com cicatrizes menores. Normalmente, estas técnicas são mais indicadas para pacientes com pele de boa qualidade e aumento discreto a moderado do tamanho das mamas. Infelizmente, algumas pacientes apresentam mamas muito volumosas. Nestes casos, as técnicas tradicionais podem ser mais eficazes e a cicatriz resultante é semelhante a um “T” invertido. Independentemente da incisão escolhida, a mamoplastia bem executada melhora o formato das mamas através da remoção de tecido mamário, dos excessos de pele e do reposicionamento da aréola numa posição visualmente mais agradável. Quando não há tecido mamário suficiente para um bom resultado estético, pode ser associado o implante de prótese de mama na mesma cirurgia.

A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, geralmente sob anestesia geral. O tempo do procedimento varia de acordo com tamanho das mamas, mas tem uma media de três a quarto horas. A paciente recebe alta por volta de 12 a 24 horas após a cirurgia.

O uso do sutiã cirúrgico é obrigatório e ininterrupto por pelo menos 60 dias. Durante as primeiras duas semanas a paciente deve obedecer a um rigoroso repouso com os braços – não levantar e movimentar o mínimo possível.  Com cerca de 15 dias são retirados todos os pontos e então os braços começam a ficar mais soltos e a paciente pode movimentá-los com um pouco mais de liberdade – mas ainda sem levantá-los e sem fazer movimentos amplos. Após 4 semanas a paciente pode dirigir pequenas distâncias e a mobilização dos braços continua melhorando, mas a paciente deve evitar fazer alongamentos que forcem a cicatriz e movimentos bruscos. Atividade física sómente é liberada após 60 a 90 dias de acordo com a técnica adotada para cada caso.

Todo procedimento cirúrgico envolve riscos e toda intervenção com finalidades tanto estéticas quanto reparadoras pode necessitar complementações.

Consulte um especialista para saber qual o procedimento mais indicado para seu caso.

mamoplastia-480x480

Esclareça suas dúvidas e agende sua avaliação