Ginecomastia

A ginecomastia é o desenvolvimento da região mamária masculina – unilateral ou bilateral -, e é caracterizada pelo aumento glandular e também da quantidade de pele e gordura na mama.  A ginecomastia pode ocorrer: logo em seus primeiros dias de vida, na adolescência ou ainda na andropausa. Na infância e na adolescência, a ginecomastia tende a desaparecer sem nenhuma intervenção.

O aumento das mamas em homens pode ser extremamente constrangedor, especialmente para adolescentes. A boa notícia é que existe tratamento para o problema. Ele pode ser feito tanto por terapia hormonal, que bloqueia o efeito do estrogênio, como por meio de uma intervenção cirúrgica que reduz o tamanho da mama.

Consulte um médico se você ou seu filho estiver com as mamas maiores do que o normal, principalmente se este aumento vier acompanhado de dor ou inchaço ou qualquer outro sintoma.

A ginecomastia pode ser corrigida por excisão (retirada da glândula) ou por lipoaspiração.  A excisão pode ser feita ao redor da aréola ou por uma cicatriz no sulco da mama. A cicatriz usada depende das particularidades anatômicas do paciente e da experiência do cirurgião. Algumas vezes, a ginecomastia é tratada associando lipoaspiração e excisão.

A cirurgia para ginecomastia é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia local com sedação ou geral. No pós-operatório, geralmente é solicitado o uso de malha compressiva.

ginecomastia-480x480

Esclareça suas dúvidas e agende sua avaliação