Blefaroplastia ou Cirurgia das Pálpebras

É a cirurgia plástica que melhora o aspecto das pálpebras superiores e inferiores, eliminando bolsas de gordura, rugas, flacidez e com isso rejuvenescendo o olhar. A pele das pálpebras são muito finas e as cicatrizes ficam posicionadas nas pregas das pálpebras superiores (aquela dobrinha da palpebral de cima) e perto da margem dos cílios na inferior ficando bem escondidas. As cicatrizes, na grande maioria dos casos, são de excelente qualidade. A anestesia utilizada geralmente é anestesia local associada a sedação. E a cirurgia é feita no hospital e dura em media de uma a duas horas. A paciente vai para casa no mesmo dia ( tempo de internação de 6horas a 12 horas).

Após a cirurgia é comum haver no local dor tratada com analgésicos inchaço e hematomas (olhos roxos). O edema (inchaço) nas pálpebras varia de paciente para paciente. Podemos dizer que com 3 semanas atingieremos uns 50 % do resultado almejado para essa cirurgia e seu resultado definitivo poderá ser visto a partir do sexto mês.

Os pontos devem ser retirados em 5 a 7 dias. Como orientações de pós-operatório, não coçar ou machucar os olhos, evitar exposição solar, fazer uso de compressas com soro fisiológico gelado nos primeiros dias após o procedimento e uso de óculos escuros.

Uma minoria pode apresentar resultados negativos, em maiores ou menores proporções, independentemente do trabalho médico ter sido feito com o maior zelo, perícia e cautela. Entre eles têm-se: Infecção; Necrose (perda) de pele, por deficiência circulatória (sendo o tabagismo sua maior causa); abertura dos pontos; quelóides; cicatrizes escuras e mau posicionamentos da palpebral inferior. Cada paciente tem um tipo de resposta à cirurgia e pequenas intercorrências são comuns e totalmente controláveis.

Algumas pacientes podem desejar tratar apenas as bolsas de gordura e isso pode ser feito sem cicatrizes externas pelo acesso transconjuntival. Já outras pacientes principalmentes as orientais podem desejar formar a prega da pápebra superior apenas. Esse procedimento é conhecido como ocidentalização.

É importante considerar o fato que a cirurgia das pápebras não proprocionará rejuvenecimento geral da face quando praticada isoladamente. A cirurgia mudará apenas o território dos olhos. Quanto aos “pés-de-galinha”, mesmo que operados adequadamente, nunca desaparecerão totalmente, havendo apenas uma melhora do estado anterior. Os sulcos que permanecem são devidos à ação do músculo nessa região e, também, à perda de elasticidade da pele remanescente.

A orientação precisa de qual a melhor cirurgia de pálpebras é feita pelo cirurgião de acordo com a necessidade de cada paciente.

Todo procedimento cirúrgico envolve riscos e toda intervenção com finalidades tanto estéticas quanto reparadoras pode necessitar complementações.

blefaro-480x480

Esclareça suas dúvidas e agende sua avaliação