Abdominoplastia

A abdominoplastia é um dos procedimentos mais realizados em cirurgia plástica. Em geral, fatores como gestações múltiplas e genética contribuem para o desenvolvimento de frouxidão na pele, depósitos de gordura e marcas de distensão na região abdominal. Mesmo a perda de peso substancial pode contribuir para o desenvolvimento de frouxidão da pele abdominal. Como estas áreas não respondem a dieta e rotina de atividades físicas, o abdome assume tamanho desproporcional em relação ao restante do organismo.

Durante o procedimento, remove-se o excesso de gordura e de pele e, na maioria dos casos, restaura os músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais suave e tonificado.

Indicado para pacientes que tem o abdomen abaulado associado a sobra de gordura ou pele. A abdominoplastia é um procedimento altamente individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.

A abdominoplastia irá melhorar seu contorno corporal mas não deixará sua pele mais dura e não corrige estrias, embora possam ser removidas ou melhoradas ligeiramente se estiverem localizadas nas áreas tratadas abaixo do umbigo.

Quanto a técnica, se será realizado uma abdominoplastia ou miniabdominoplastia só uma consulta com cirurgião plastic poderá determiner qual a melhor técnica para cada caso. Dependendo da necessidade pode ou não ser associada a lipoaspiração.

A abdominoplastia não serve para emagrecer e nunca deve substituir uma alimentação balanceada e exercícios físicos.

A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar e a anestesia pode ser geral, bloqueio peridural ou raquianestesia. O tempo de internação é geralmente de 24 horas. No pós-operatório a paciente deve usar cinta elastica po um período de dois meses e andar encurvada por um período de 15 dias para evitar tenão na cicatriz. A drenagem linfática começa sete dias após a cirurgia e ajuda a melhorar o inchaço da região.

Pacientes tabagistas devem se abster do cigarro pelo menos trinta dias antes do procedimento pelo maior risco de complicações.

A maioria dos pacientes retorna ao trabalho em 2 a 3 semanas. Entretanto, pode levar de 6 a 8 semanas para retomar a vida normal, incluindo realização de exercícios físicos. Embora a cicatriz seja permanente, ela esmaece com o tempo. É importante notar que novas gestações e ganho ou perda substancial de peso podem comprometer o resultado. Entretanto, com dieta adequada e exercícios físicos, o resultado da abdominoplastia pode ser duradouro e manter-se por vários anos.

Todo procedimento cirúrgico envolve riscos e toda intervenção com finalidades tanto estéticas quanto reparadoras pode necessitar complementações.

abdominoplastia-480x480

Esclareça suas dúvidas e agende sua avaliação